ENTRAMOS EM GREVE DE SEDE E FOME
PELA CRIAÇAO IMEDIATA DA RDS
Nascentes dos Gerais
Relato de Geraldo Gomes
Acabei de chegar de Brasília-DF, do 8º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. Foi muito bom! Além de trocarmos sementes e experiências, tivemos a oportunidade de estar junto (mesmo que por pouco tempo), com os geraizeiros guerreiros que fizeram greve de fome e sede, em frente ao Palácio do Planalto, em defesa da criação da RDS Nascentes Dos Gerais.
No encontro que aconteceu no Complexo Cultural da Funarte, vários artistas se apresentaram. Entre eles, tivemos a oportunidade de mostrar o nosso trabalho, do grupo Seresteiros do Luar. Pessoas dos mais diferentes lugares do Cerrado, dançaram e cantaram com a gente... Mesmo depois que o show acabou, tivemos que voltar para cantar mais, pois a energia continuava vibrante. Mais uma importante experiência para ficar na memória. Um grande abraço a todos.

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES:
Fala do Sr. Roberto Vizentin, presidente do ICMBio, anunciando a assinatura pela presidenta Dilma, até quarta-feira (11/06/2014), do decreto de criação da RDS Nascentes dos Gerais.
A Comissão de Monitoramento da Criação da RDS Nascentes Geraizeiras informou os resultados da reunião que aconteceu no dia 11 de junho. Participaram 10 represenantes do governo, entre secretários, diretores e assessores, as procuradoras Débora Duprat e Eliana Torelly, além de 9 membros da comissão de monitoramento, coordenado pela geraizeira Lucia Agostinho.Em síntese, os encaminhamentos propostos foram:
Os encaminhamentos acordados foram:
- uma cópia do processo completo será enviada imediatamente ao MPF, que atuará como uma instância de controle externo para dar celeridade ao processo;
- o INCRA fará a estratificação fundiária e a localização cartográfica dos imóveis que estão dentro do perímetro da RDS, com base nas informações disponíveis no seu banco de dados, até o dia 18/06/2014;
- foi instituído um grupo de trabalho composto por MMA, ICMBio, MDA, INCRA, SG/PR, MPF, representantes do Movimento Geraizeiro, STR Rio Pardo e CAA;
- no dia 18/06/2014, à tarde, será realizada uma reunião do GT da RDS Nascentes dos Gerais, na Secretaria Geral da Presidência da República, para analisar a listagem das pendências, os encaminhamentos e o cronograma de execução proposto pelo MMA e ICMBio, considerando o prazo de 40 dias contados a partir de hoje;
- os representantes do Movimento Geraizeiro, do STR Rio Pardo e do CAA deverão informar ao MMA (Luiz Carvalho ou Geraldo Siqueira) os nomes das pessoas que integrarão o GT, até o dia 13/06, para que seja providenciado o custeio das despesas de deslocamento e estadia em Brasília.
O MOVIMENTO GERAIZEIRO AO MESMO TEMPO QUE DÁ UM CRÉDITO À SERIEDADE DA NEGOCIAÇÃO QUE TEM COMO MEDIAÇÃO A 6a CÂMARA DO MPF, REPUDIA TODAS AS TENTATIVAS DE BUROCRATIZAR OS PROCESSOS QUE DIZEM RESPEITO À PROTEÇÃO DOS TERRITÓRIOS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS. POR ISSO SOLICITAMOS A TOD@S QUE NOS APOIAM PARA CONTINUAR COBRANDO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CELERIDADE NA CRIAÇÃO DA RDS NASCENTES GERAIZEIRAS.
Segue o contato da Ministra:
Izabella Mônica Vieira Teixeira (gm@mma.gov.br)
DDD (61) Telefones: 2028-1057/1289/1060
Pedimos a todas as pessoas e organizações para somar nesta tarefa!
GALERIA DE IMAGENS



