top of page
"Romaria do Areião"

Os Geraizeiros que vivem entre os municípios de Rio Pardo de Minas, Montezuma e Vargem Grande do Rio Pardo travam uma luta que já dura mais de 30 anos contra o avanço das monoculturas de eucalipto e, agora, contra a mineração que ameaça tragar suas terras. Na luta pelo reconhecimento de seus territórios tradicionais, mulheres, crianças e homens fazem a linha de frente de defesa de seu bioma, policiam e cuidam de um vasto território que vai desde o Areião, passando por Riacho de Areia, Roça do Mato, Vale do Guará até Vargem do Salinas, região de onde sempre viveram. A mobilização é pela criação de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável (Resex) que é proposta como uma garantia legal de preservação de seus territórios e do modo de vida geraizeiro.

"Cacunda di Librina"

Cacunda di Librina, assim são também conhecidos os Geraizeiros, um povo tradicional que vive nos cerrados e em faixas de transição para a caatinga na região do sertão do Norte de Minas Gerais.

 

"Cê sabe, a verdadeira identidade dos Geraizeiros? Farinha, goma, pequi e cachaça hoje" diz um dos personagens do filme. Daí a frase "o povo precisa do cerrado", estampadas nas camisas e na voz de comunidades que vem reagindo a expropriação de suas terras e a degradação ambiental provocada pela expansão da monocultura de eucalipto que atinge os seus territórios desde os anos de 1970.

 

VIDEOS

 

Depoimento de Maria de Fátima (Tatinha)

 

Apanhadora de Flores Sempre-Vivas

 

Depoimento de Orlando dos Santos

 

Liderança do Movimento Geraizeiro

bottom of page